ACREDITAÇÃO ONA II

 

De acordo com um relatório divulgado em 2017[1], ocorreram 54.760 mortes causadas pelos chamados “eventos adversos graves”, o que representaria aproximadamente seis mortes por hora. O que chama a atenção é que cerca de 36 mil delas poderiam ter sido evitadas. A busca por segurança do paciente, e por segurança hospitalar é de fundamental importância.

Além disto, nos últimos tempos, a demanda por qualidade nos serviços de saúde aumentou devido a várias forças do mercado.

  • o acesso à informação;
  • crescimento corporativo;
  • concorrência;

Mas alguém poderia perguntar o que pode interessar este aspecto financeiro para um Hospital público que não visa lucro. Mas não podemos esquecer que economicidade é fundamental. Hoje os Hospitais estão trabalhando com orçamentos cada vez mais apertados. Evitar desperdícios inclusive permite a viabilidade destes hospitais. E não custa lembrar que quem paga a conta das instituições públicas somos nós mesmos.

E por fim, também aumentaram as expectativas do consumidor quanto à melhor qualidade dos serviços. As pessoas, com mais informações, tornaram-se mais exigentes.

A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Buscando melhoria contínua, e tentando integrar de forma harmônica as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa.

Diante de tantos desafios, os Hospitais acabam buscando algum processo de avaliação externa, por pares, para ir de encontro com estas demandas. Desse modo, o processo conhecido como ACREDITAÇÃO é usado pelas organizações para avaliar seu nível de desempenho em relação aos padrões estabelecidos e implementar maneiras de melhorar continuamente. Antes de mais nada, o termo ACREDITAÇÃO se refere a um reconhecimento. Visto que, gera confiança perante a sociedade, de que o serviço segue padrões qualitativos dentro de sua área de atuação.

Dentre algumas Instituições que fazem esta “avaliação” dos Hospitais, a nível nacional, temos a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Ela trabalha por meio do desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde[2].

A metodologia nacional da ONA, é a mais utilizada em todo o território nacional. Ela prevê a evolução institucional nos requisitos de qualidade, uma vez que o processo de certificação abrange três níveis: acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência. Por isso, essa metodologia permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde2.

Dentre as maiores vantagens da ACREDITAÇÃO, temos:

  • Melhoria da qualidade da assistência;
  • Constituição de equipe qualificada;
  • Otimização do trabalho da equipe
  • Integração da equipe em busca de um objetivo maior, que é a atenção com a qualidade oferecida ao paciente;
  • Diferencial competitivo para profissionais e instituição;
  • Compromisso de todos com a qualidade e a melhoria contínua.
  • Melhoria dos processos hospitalares
  • Redução de custos e desperdícios e aproveitamento ao máximo seus recursos
  • Responsabilidade socioambiental
  • Maior satisfação dos pacientes, gerando alta credibilidade à Instituição
  • Motivação dos profissionais de saúde

O Hospital Estadual de Ribeirão Preto, desde sua criação, colocou o paciente em primeiro lugar. Sempre prezamos pela qualidade e segurança do atendimento, sem contar que já fazia parte do “DNA” da Instituição a humanização e integralidade da assistência.

Porém, para não ficarmos em uma zona de conforto, decidimos buscar a melhoria contínua. Começamos a pensar um Hospital além de tudo eficiente e baseado em processos, o que nos permitiria monitorizar o que estávamos fazendo e implementar mudanças de forma mais célere, antes mesmo que os problemas surgissem.

Foi então que decidimos que estava no momento do Hospital buscar a sua ACREDITAÇÃO. Por meio do trabalho coletivo de todos os funcionários da Instituição, mesmo em tempos tão difíceis que vivemos de COVID-19, obtivemos uma grande conquista. Portanto, com grande alegria e orgulho, comunicamos que o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, em sua primeira avaliação de qualidade, acaba de ser agraciado com o selo “ACREDITADO PLENO (nível 2)” pela  Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Muito mais do que um selo ou um certificado, é a certeza que estamos no caminho certo na busca das melhorias contínuas, e principalmente no cuidado do nosso paciente (que já havia percebido isto há muito tempo ao nos agraciar três vezes com o prêmio “Melhores Hospitais do Estado de São Paulo”).

 

Prof. Dr. WILSON SALGADO JÚNIOR

Diretor Geral HERibeirão

 

 

[1] 2º Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar, realizado pelo Feluma

[2] ONA 2014

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