Serviços

O ambulatório é composto por consultórios, salas de pré-consultas, sala de pós consulta, leitos de observação, Central de agendamento, sala de Pequenos Procedimentos, salas de Fotocoagulação a Laser, e sala de exames de Retinografia Colorida e Fluorescente.

Os agendamentos de consulta (Triagem) deverão ser realizados via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (sistema CROSS) pela sua Unidade Básica de Saúde respeitando o nosso protocolo médico-assistencial e passarão por consultas para avaliação de necessidade de intervenção cirúrgica.

O ambulatório para o tratamento do paciente tabagista trata pacientes em preparo pré-operatório, vindos em demanda espontânea ou encaminhados de toda DRS XIII, os atendimentos permanecem semanais no ambulatório de pneumologia.

Composto por equipe multiprofissional (Assistente Social, Psicólogo, Médico e Farmacêutico), oferece atendimento aos que desejam parar de fumar orientado pelas seguintes etapas: triagem individual, atendimento clínico, 4 encontros em grupos e  retornos em consultas individuais, utiliza abordagem CRATOD ( Centro de referência álcool, tabaco e outras drogas ).

Os pacientes são atendidos pelo enfermeiro, que realiza um teste para avaliar como está a coagulação do paciente, coleta informações, observa e examina para conhecer e compreender a situação de saúde do paciente, além de fornecer as orientações relacionadas aos aspectos da terapia de anticoagulação oral.

Nos casos em que se demonstre alguma alteração no exame ou no quadro clínico do paciente, os mesmos são avaliados pelo médico cardiologista que irá tomar a consulta adequada.

O ambulatório não é considerado porta aberta ao paciente, no entanto, todos os pacientes que buscam o serviço fora do horário de atendimento são avaliados e atendidos pela enfermeira do setor e pelo médico se necessário.

O ambulatório cirúrgico atende a todas as idades, de acordo com o protocolo para cada especialidade. A demanda via DRS XIII é exclusivamente cirúrgica, ou seja, as  consultas são preparatórias para procedimentos cirúrgicos, não há acompanhamento clínico.

O ambulatório é composto pelas seguintes especialidades: oftalmologia (Cirúrgica/Retina/Injeção Intravítrea), dermatologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral (gastrocirurgia), proctologia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica e anestesia.

As consultas de enfermagem são atendimentos realizados no ambulatório de anticoagulação, e também para realização de exames de biometria em pacientes pré-operatórios de cirurgia de catarata.

A enfermaria é composta por duas alas, A e B, com estrutura física e capacidade para 50 (cinquenta) leitos.

As alas de internação prezam pela assistência humanizada, com apoio de uma equipe multidisciplinar do início ao fim de todo processo. Contam com a infraestrutura física, equipamentos e recursos humanos necessários para restabelecimento dos pacientes.

É garantida a todos os pacientes internados a presença de um acompanhante.  O horário de visita é das 13 às 21 horas, salvo exceções dos pacientes internados em Cuidados Paliativos que têm visita liberada conforme avaliação do enfermeiro assistencial da unidade.

O NIR (Núcleo Interno de Regulação de Internação) tem como objetivo padronizar o acesso dos usuários aos  serviços  médico-hospitalares  através  dos  atendimentos  eletivos  de  internação clínica e  cirúrgica  de baixa  complexidade,  identificado  pela  Unidade  Básica  /  Distrital  de  Saúde dos 26 municípios da DRS XIII. Para tanto, acompanha as altas e/ou previsões de alta para que possa, ao longo do dia, garantir que cada demanda seja respondida. Todos os  pacientes  aceitos  para  internação  devem estar inseridos e regulados via CROSS, exceto os pacientes que são encaminhados do HC-CAMPUS. Pois,  essa  instituição  ainda  não  trabalha  com  o  sistema  CROSS/Secretaria  de  Saúde.  Esses pacientes são regulados via NIR, pelo sistema HC. As demandas de leitos são priorizadas de acordo com a ordem abaixo:

  • Internações eletivas;
  • Solicitação ambulatorial;
  • Transferência Inter Hospitalar/DRS XIII.

O centro cirúrgico é composto por: Sala de Indução Anestésica, Centro Cirúrgico e Recuperação Pós Anestésica, e atendem às Resoluções RDC 50/2002 e RDC 307/2002, tendo configuração de corredor único com acesso às 04 (quatro) salas cirúrgicas, à Recuperação Pós Anestésica que comporta 06 (seis) leitos monitorizados e 01 (uma) Sala de Indução Anestésica com 02 (dois) leitos monitorizados.

A estrutura física está consolidada para o atendimento de cirurgias eletivas em caráter ambulatorial (Hospital Dia).

Além disso, o Centro Cirúrgico do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, dispõe de recepção, 02 (dois) vestiários para troca de roupas dos funcionários, 01 (um) vestiário para troca de roupas dos pacientes no período pré e pós cirúrgico, sala de equipamentos, sala de acondicionamento de materiais reprocessáveis, almoxarifado, 02 (dois) lavatórios, sala de prescrição médica, sala da Médica Responsável Técnica do Centro Cirúrgico, sala dos Enfermeiros e sala de conforto.

Equipe

O serviço de cirurgia do Hospital Estadual de Ribeirão Preto conta com a seguinte equipe:

  • Cirurgiões divididos em 09 (nove) especialidades (oftalmologia, odontologia, otorrinolaringologia, gastrocirurgia, proctologia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica e cirurgia plástica);
  • Anestesistas (serviço terceirizado);
  • Enfermagem: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos;
  • Auxiliares administrativos;
  • Limpeza (serviço terceirizado);

A equipe trabalha em conjunto a fim de garantir ao usuário assistência segura, com qualidade e livre de riscos evitáveis.

O  HERibeirão/CIR-HERibeirão disponibiliza  a  agenda  de  exames  complementares  no sistema  CROSS.  A  DRS XIII  distribui  estas  vagas  para  os  26  Municípios  agendarem  seus  pacientes  seguindo  o  protocolo  e  orientações institucionais.   Os   exames   têm   horário   marcado   e   as   confirmações   de   agendamento   também   são de responsabilidade do Município.

Os   exames   disponíveis   no   HERibeirão   são:   Nasofibroscopia,   Endoscopia   Disgestiva   Alta,   Colonoscopia, Ultrassonografia e Ecocardiografia.

Para  os  exames  de  Retinografia  Colorida,  Retinografia  Fluorescente  e Biometria,  a  central  de  agendamentos realizará  o  agendamento  com  horário  específico  de  acordo  com  a  consulta  ambulatorial  em  que  houve  a indicação do exame pelo médico especialista.

No  CIR-HERibeirão são realizados  os  exames  audiológicos  de  audiometria,  imitanciometria,  logoaudiometria, teste de processamento auditivo e Potencial Evocado Auditivo/Bera.

As agendas estão distribuídas de segunda a sábado, das 07h00min às 18h00min, de acordo com escala médica.

Cada paciente poderá entrar na unidade com apenas 01 acompanhante. O paciente é identificado na recepção principal através de documento oficial com foto e número do cartão SUS, realizado/conferido  cadastro  com  nome  completo,  data  de  nascimento,  nome  da  mãe,  número  de  documento, endereço,  telefone  de  contato  e  foto  tirada  no  momento  do  atendimento,  além  de  outras  informações.  São conferidos outros documentos como filipeta de agendamento (data e horário impressos do sistema CROSS pelo Município) e pedido de exame encaminhado do posto de saúde do Município.