GRUPO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

GRUPO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS COM DEMÊNCIA CIR-HERibeirão

 

O envelhecimento é um processo natural que traz mudanças na capacidade funcional, na motivação, na autoestima e consequentemente na qualidade de vida. Como já é de nosso conhecimento, a qualidade de vida e a autonomia estão diretamente ligadas ao bom funcionamento das habilidades cognitivas: atenção, funções executivas, linguagem, memória, funções motoras, visuoespaciais e visuoconstrutivas, velocidade de processamento e praxias.

 

 

 

 

Porém, uma parcela da população idosa desenvolve demências, as quais desencadeiam alterações na memória, atenção, raciocínio, dificultando que gerencie sua própria vida. Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que mais de 55 milhões de pessoas vivem com demência no mundo, sendo 8,1% de mulheres e 5,4% homens com mais de 65 anos.

 

 

 

Esse grupo acontece concomitantemente com o grupo de cuidador, foi planejado pensando em possibilitar maior participação deles, já que muitos não teriam com quem deixar seus familiares com demência e ao mesmo tempo, proporcionando qualidade de vida a esses idosos.

 

 

Fonte:

Estimulação Cognitiva

https://www.paho.org/pt/noticias/2-9-2021-mundo-nao-esta-conseguindo-enfrentar-desafio-da-demencia

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.