Abraços em época de pandemia

No Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, abraçar significa: 1. Ato de abraçar; amplexo. 2.  Demonstração de afeto ou amizade.

Pesquisas importantes mostram que o simples ato de abraçar diminui os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, diminuindo também a produção dos hormônios ligados ao stress.

Após um abraço, o sentimento de bem estar, conforto e alegria “contagiam” tanto quem abraçou, quanto quem recebeu o abraço. Um abraço é comprovadamente terapêutico e ajuda na cura de pessoas, pois num abraço comunicamos de forma profunda, as nossas emoções.

No livro “A Terapia do Abraço”, a autora descreve alguns tipos de abraços que valem a pena relembrar: Abraço Amizade : é um tipo de abraço que ajuda a quebrar a timidez, aumentar a auto-estima e melhorar a confiança entre amigos. Abraço de urso: é um tipo de abraço muito usado entre pais e filhos, avós e netos e até para amigos que queiram expressar sua amizade, solidariedade e alegria de estar junto com aquela pessoa. Abraço imaginário: é um tipo de abraço imaginado, é muito eficiente também, principalmente quanto estamos em situações difíceis onde precisamos de apoio e não temos ninguém por perto.

Neste ano, o dia do abraço não poderá ser comemorado como nos outros anos. Estamos em um momento onde o abraço convencional está proibido, mas mesmo assim podemos conseguir comemorar o dia do abraço, que é tão importante para a nossa saúde física e emocional; então iremos precisar “abraçar sem abraçar”, com bastante criatividade e vontade de abraçar. 

Para não corrermos riscos e não colocarmos ninguém em risco nesta época pandêmica, aqui estão três dicas para abraçarmos no Dia do Abraço… e em outros dias também.

  • Se abrace. Cruze seus braços e envolva seus ombros com suave pressão. Feche os olhos e sinta o quanto o seu abraço é bom e confortante… você é capaz de grandes abraços!
  • Abrace seu animal de estimação. Dê um abraço em seu animalzinho de estimação (proporcional ao tamanho do mesmo) e sinta o carinho e a cumplicidade que os envolve… aproveite este sentimento de amizade verdadeira! 
  • Abrace uma almofada com o cheiro da pessoa que você gosta. Coloque numa almofada um perfume que te lembre a pessoa que você ama ou imagine o perfume dela na almofada… e abrace com vontade!

Feliz Dia do Abraço a Todos Nós !!

 

Beatriz Ferreira Neves

Psicóloga – HERP

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.