Os Impactos da Pandemia Covid-19 para População Idosa

Os Impactos da Pandemia Covid-19 para População Idosa

A vida na terceira idade é um processo acompanhado por uma série de mudanças, estas merecem atenção e adaptações. O surgimento de doenças crônicas, muito frequente nessa fase da vida somado as mudanças significativas na rotina como a aposentadoria, e as alterações físicas e cognitivas causadas pelo envelhecimento, podem gerar situações preocupantes para a pessoa idosa.

Com a Pandemia de Covid-19 foi recomendado a toda a população medidas de prevenção a riscos por infecção do novo corona vírus, a população idosa possui alto risco de contágio e agravamento dos sintomas. Entre as formas de prevenção disseminadas pelos órgãos de saúde são: o distanciamento social, mudanças nas atividades de rotina, mudanças de comportamentos como hábitos de higiene (lavar mais as mãos e uso de álcool em gel).

Pesquisas recentes apontam que impactos sociais ocorreram principalmente na vida de pessoas idosas. Indicam um o aumento de sentimento frequente de solidão pelo distanciamento dos amigos e familiares, sentimentos de tristeza, ansiedade, nervosismo, depressão além da diminuição da renda familiar devido a dificuldade de trabalho dos familiares.

Salienta-se a necessidade de observar e monitorar os idosos identificando situações de risco e viabilizar o encaminhamento ao atendimento de profissional de saúde especializado. Pois esses impactos representam sérias consequências para os idosos e suas famílias, além de causar danos a saúde mental e física.

No Sistema Único de Saúde- SUS, os serviços de Atenção Básica são a porta de entrada para o atendimento da população. E os agentes comunitários de saúde (ACS) do Programa de Estratégia Saúde da Família têm um papel importante na identificação e acompanhamento de idosos sozinhos e com necessidade de suporte.

O maior convívio domiciliar e o stress do cuidador agravado pela pandemia, teve como consequência o aumento dos casos de situações de negligência e violência doméstica contra mulheres e pessoas idosas. É dever de toda a comunidade denunciar situações de violação de direitos que interferem na preservação da qualidade de vida dos Idosos.

Em Ribeirão Preto dispomos também de um canal de atendimento para denúncias de Idosos em situação de risco social ou situações de violação de direitos, é o Disk denúncia da Secretaria Municipal da Assistência Social – SEMAS – telefone:161.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.