Ensino e pesquisa

Ensino

O ensino está inserido nas atividades do HERibeirão tendo sido objeto de convênio prévio firmado entre a FAEPA, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto contemplando a graduação e pós-graduação.

Desde sua concepção até sua implementação, o HERibeirão sempre foi visto como um importante local de ensino tanto para alunos de graduação como também campo de estágio e especialização para aprimorandos, médicos residentes e estagiários. Neste sentido, os Departamentos de Clínica Médica, Cirurgia e Anatomia, Oftalmologia / Otorrinolaringologia / CCP do HCFMRP-USP têm participado, de forma ativa, na organização do ensino e também cooperando com uma assistência de qualidade. Em contrapartida, o Hospital tem sido muito bem avaliado por alunos e médicos residentes.

O Centro Integrado de Reabilitação (CIR) recebe estudantes dos cursos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMRP – USP, que realizam atividades de assistência com supervisão dos docentes e colaboradores (71 estagiários / semestre).

Além disso, o CIR também é campo de estágio para estudantes de pós-graduação latu sensu a saber: 

  • Residência Multiprofissional nas áreas de Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (6 profissionais); e
  • Aperfeiçoamento em Linguagem, na área de Fonoaudiologia (6 profissionais).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS

De abril a outubro de 2019, aconteceu nas dependências do HERibeirão o 1º Curso de Cuidados Paliativos: uma abordagem multiprofissional. O curso foi organizado em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e FAEPA e oferecido pela Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, sendo certificado pela mesma com carga horária de 180 horas (nível de aperfeiçoamento). 

Esse curso teve como principal objetivo a capacitação de profissionais da rede de saúde, a fim de favorecer a integralidade do cuidado e a continuidade do mesmo fora do ambiente hospitalar.

Participaram 55 profissionais (25 médicos, 30 não médicos – enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos).

A equipe do HERibeirão participa ativamente da organização do curso, bem como do compartilhamento da experiência da instituição no atendimento a esse perfil de paciente, ministrando aulas e conduzindo discussões de casos clínicos.

A seguir a imagem da 1ª turma.

RESIDÊNCIA MÉDICA

O HERibeirão ainda sob a égide do convênio firmado entre a FAEPA e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto oferece campo para Residência Médica nas áreas de Clínica Médica, bem como Residência em Cirurgia de média complexidade nas especialidades contempladas neste Hospital.

São profissionais orientados a desenvolver atividades nos ambulatórios, centro cirúrgico, salas de exames e enfermarias sob a supervisão dos profissionais contratados do Hospital.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Ainda com base no convênio, o HERibeirão oferece campo para Residência Multiprofissional. São profissionais orientados a desenvolver atividades de nutrição e farmácia clínica (triagem, avaliação e orientação) e psicologia sob a supervisão dos profissionais contratados do HERibeirão.

Pesquisa científica

Desde sua criação, o Hospital Estadual de Ribeirão Preto tem sido campo de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Nos últimos 9 anos, 129 projetos de pesquisa foram realizados, conforme demonstrado na planilha abaixo:

Para que uma pesquisa possa acontecer nas dependências do Hospital, o projeto deve ser aprovado antes em um dos seguintes Comitês de Ética após inserção do mesmo na Plataforma Brasil: CEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; ou CEP da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Para maiores informações acesso o link dos CEP’s:

Além disso, o pesquisador também precisará preencher um formulário específico disponível.