Qualidade

Gestão da qualidade

O que é?

A qualidade no cuidado em saúde é medida por meio do alcance das expectativas do paciente independente da complexidade do sistema, sendo um conjunto de atributos que inclui nível de excelência profissional, uso eficiente de recursos, mínimo risco ao paciente e alto grau de satisfação do paciente.

Como funciona?

O HERibeirão conta com a Política de Qualidade e Segurança do Paciente, que tem a  finalidade de padronizar e aprimorar os processos de trabalho junto com a adoção de boas práticas e melhoria contínua, em conformidade com a Missão, Visão e Valores do Hospital.  

O HERibeirão trabalha com a Assistência focada na Segurança do Paciente, promovendo assistência para melhor e atender os pacientes em suas necessidades, expectativas, desejos e valores, evitando que a assistência cause dano ao paciente. 

Assim paciente e familiar são os mais importantes no nosso processo do cuidar.

Ferramentas de Qualidade

A Gestão de Qualidade do HERibeirão utiliza ferramentas que permitem a identificação e o desenvolvimento de estratégias para o tratamento dos problemas e da melhoria da qualidade, com a necessidade de manter os processos de qualidade sob condições controladas e atender aos objetivos organizacionais.

Quais são as Ferramentas de Qualidade?

  1. Mapeamento de Processos;
  2. Interação entre Processos;
  3. Ciclo de Melhoria PDSA;
  4. Ferramentas de Análise Crítica (5 Porquês; 5W2H; Diagrama de Causa e Efeito; Protocolo de Londres);
  5. Notificações de Ocorrências;
  6. Auditoria Clínica.

Indicadores

Desenvolvidos conforme o Mapeamento de Processos divididos em:

  • Indicadores Econômico-Financeiros;
  • Indicadores de Qualidade Assistencial;
  • Indicadores da Gestão de Pessoas.

Procedimentos Operacionais e Protocolos Institucionais

A Gestão da Qualidade é responsável pela padronização dos processos de trabalho, auxiliando na implementação e coordenação de programas internos para melhoria da qualidade.

Os Protocolos Institucionais foram elaborados pela equipe multidisciplinar de acordo com o perfil epidemiológico do Hospital, proporcionando segurança e qualidade na assistência prestada.